31 de agosto de 2015

IPA capacita estudantes e produtores no Sertão do Moxotó

 

O Centro de Treinamento e Profissionalização em Caprinovinocultura do IPA, em Sertânia, realiza, a partir desta segunda-feira (31), a 7ª edição do curso “Difusão Tecnológica da Caprinovinocultura com Ênfase em Conservação de Plantas Forrageiras da Caatinga no Estado de Pernambuco”. A capacitação segue até a próxima quinta (03/09) e tem como objetivo orientar produtores e estudantes quanto ao uso de plantas da caatinga na alimentação animal, como, por exemplo, a maniçoba e a aroeira.

Segundo o pesquisador do IPA, Fernando Lucas, serão abordados basicamente dois processos de conservação de forragem, a fenação e a ensilagem. O primeiro desidrata a planta para depois conservar e, no segundo, a planta é processada através de ensiladeira e armazenada em condição anaeróbica para que ocorra a fermentação desejada.

No total, receberão treinamento 27 pessoas, sendo 15 do curso técnico em agropecuária da Escola Técnica Estadual Arlindo Ferreira dos Santos, localizada em Sertânia, e 12 produtores do Sertão do Moxotó. O curso terá, ao todo, 24h/aula, sendo 16h/aula focadas no repasse dos conceitos teóricos e outras 08h/aula de prática. O projeto, que teve início no ano passado, já capacitou seis turmas, tem a coordenação da pesquisadora Vanda Arcanjo e é financiado pelo CNPq.

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA