23 de setembro de 2015

Alunos de Agronomia da UFRPE visitam Estação de Itapirema

Um grupo de 46 alunos do curso de Agronomia da UFRPE realizou visita técnica à Estação Experimental do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), em Itapirema, na segunda-feira (21/09).  O objetivo da atividade é familiarizar os estudantes, que estão cursando o primeiro período, com as atividades agrícolas desenvolvidas na Mata Norte e Sul, a exemplo dos experimentos desenvolvidos na Estação com as culturas de feijão vigna, sorgo, milho, dendê, além dos bancos de germoplasma de sapoti e jaqueira, coleção de cana-de-açucar, batata doce, mandioca e macaxeira.

Eles conheceram também a produção de mudas convencional, através dos processos vegetativos de enxertia, estaquia e auporquia. O primeiro aproveita parte de uma planta geneticamente melhorada, e junta com uma outra planta jovem, para que seja executado o processo de multiplicação, visando transferir todas as qualidades da planta a ser multiplicada.
Já a estaquia utiliza o galho de algumas plantas, que é colocado em contato com uma mistura de solo e esterco, ou outro material orgânico, para o enraizamento e formação de uma nova planta.  Enquanto a auporquia, é o anelamento de um galho da planta, que em seguida também colocado com um material orgânico, envolvido por um plástico, mantendo-o úmido até o enraizamento do galho, e sua posterior separação da planta mãe.

Por fim, os acadêmicos visitaram a biofábrica instalada na Estação. Lá foram apresentadas as mudas de banana, cana-de-açúcar, palma forrageira e abacaxi produzidas in vitro, e suas vantagens agrícolas para o desenvolvimento das culturas. Durante todaa visita, o grupo recebeu orientações técnicas do supervisor da Estação, Manoel Américo e acompanhamento do rofessor do Departamento de Solos da Universidade, Matheus Rosa.


 

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA