18 de março de 2016

Pescadores artesanais e aquicultores participam de palestra em Água Preta e Gameleira

O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) , através da sua Regional Palmares, realizou nos dias 04 de fevereiro e 03 de março, palestras nos municípios de Água Preta e Gameleira, para mais de 200 pescadores artesanais e aquicultores de base familiar associados às Colônias de Pescadores (as) e aquicultores (as) Z-53 e Z-54.

As palestras abordaram vários temas como: o papel e a importância do serviço de assistência técnica e extensão pesqueira (ATEPA); os principais programas e as políticas públicas para o setor da pesca artesanal e aquicultura; legislação pesqueira; registro geral da atividade pesqueira (RGP); ordenamento pesqueiro; educação ambiental; panorama da aquicultura no Brasil e no Mundo; e licenciamento ambiental para aquicultura.

“A socialização das informações contribuem com o processo de fortalecimento dessas colônias recém-formadas com essa característica diferenciada de representação das atividades de pesca e aquicultura, e o contingente de pessoas presentes em ambos os eventos demonstra o interesse, e a importância das atividades pesqueiras para região”, destacou o engenheiro de Pesca do IPA, Pedro Rocha.

O evento em Água Preta foi realizado por meio da parceria entre o IPA, a Colônia de Pescadores(as) e aquicultores(as) da Água Preta Z-53, e o Sindicato da Agricultura Familiar e Empreendedores(as) Rurais (SAFER). Esteve presente ao evento em Água Preta o engenheiro da Superintendência Estadual de Aquicultura e Pesca - PE, Cícero de Castro, que a convite da Colônia Z-53, e do IPA, realizou uma palestra sobre as questões previdenciárias para pescadores artesanais e aquicultores de base familiar  e seus representantes.

No município de Gameleira, ao final da palestra, foram distribuídos, pela Secretária de Agricultura, Reforma Agrária e Meio Ambiente do município, 50 mil alevinos de três espécies (tilápia, tambaqui e carpa) doados pela SEAF (Secretaria da Agricultura Familiar). A distribuição contou com apoio do IPA. De acordo com o secretário de agricultura de Gameleira, Paulo de Tarso, foram beneficiados 55 agricultores familiares. “Eles  trabalham a aquicultura, praticamente para a própria subsistência, mas têm interesse em aprender as técnicas de manejo, regularizar o empreendimento, e desenvolver cultivos de peixes e camarões visando à comercialização da produção, e a geração de renda.”

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA