23 de março de 2016

Coleta da produção de palma forrageira começa em Flores

O Escritório do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) no município de Flores iniciou a coleta da produção das Unidades Demonstrativas (UD) de Palma Forrageira da variedade Orelha de Elefante Mexicana (Opuntia stricta Haw.), resistente a Cochonilha do Carmim (Dactylopius opuntiae).

Na ocasião, foram distribuídos e instalados 15 Unidades Demonstrativas - UD na concentração de 2 mil a 3 mil de raquetes por UD no intuito de 50% da produção total da 1º coleta (com 02 anos) , a ser repassada para o IPA local a fim de serem redistribuídas aos agricultores da região. Os futuros beneficiados terão o mesmo compromisso da divisão e repasse da produção futura. Dessa forma, das 15 UD existente, o IPA possui capacidade de atender, em 2016, mais de 120 agricultores e distribuir mais 110.000 raquetes de palma.

No período de Dezembro de 2015 até março/2016 já foram atendidos 36 agricultores com o total de 32.500 raquetes de palma retiradas de 03 Unidades. O objetivo é que, no período de quatro anos, sejam mais de 600 agricultores/criadores, atendidos pelo projeto e uma área superior a 50 hectares de palma forrageira plantada (1.00.000 raquetes).

O Projeto tem sua produção coletiva e incentivada ao banco de sementes local e regional. “Será uma grande oportunidade de repormos as áreas de palma devastadas pela a Cochonilha do Carmim no município e suprir as necessidades de alimentos animal nos períodos de estiagem”, explica o extensionista do IPA, Alex Júnior dos Santos. Com o objetivo de disseminar a variedade em toda a região municipal , a variedade foi introduzida no município de Flores, entre os anos de 2013 e 2014,.
.
 

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA