25 de abril de 2016

Curso orienta técnicos sobre implantação de unidades demonstrativa de ordenha em Sertânia

 O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) promove o curso sobre as Unidades Demonstrativas (UD’s) de Ordenha Prática e Higiênica do Leite de Cabras para capacitação dos técnicos que irão implantá-las. A capacitação será realizado na Fazenda Cachoeira, instalado na Estação Experimental do IPA de Sertânia, desta segunda-feira (25/04) até a sexta-feira (29/04).

A iniciativa é promovida pelo Departamentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (DEAT) e pelo Departamento de Educação Profissional (DEED) em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFRPE), está
teórico-prático

Segundo o extensionista do DEAT, Marcelo Rabelo, as unidades visam demonstrar e difundir meios tecnológicos, simples e adequados ao criador de cabras, promovendo a melhoria da qualidade do leite e de prevenção doenças que afetam diretamente a produção e produtividade da caprinocultura leiteira, em especial a mastite. Além de proporcionar maior bem estar ao criador durante a ordenha.

“A caprinocultura leiteira destaca-se de forma indiscutível como uma atividade geradora de emprego e renda em meio às restrições edáfico-climáticas do semiárido de Pernambuco”, explica Rabelo.

Segundo ele, verifica-se a existência de uma baixa produtividade e de qualidade do leite de cabras produzido nessa região, em consequência da pouca utilização de boas práticas agropecuárias nesse segmento, desde a melhoria na produção de forragem bem como na edificação de instalações que gerem mais conforto animal e incremento da produtividade leiteira.

Um dos pontos críticos desse processo produtivo é a forma da ordenha. “O baixo nível tecnológico vivenciado pelos produtores, aliado à baixa visão profissional da atividade, faz com que a ordenha das cabras, a maioria das vezes, seja realizada no próprio chão batido em meio à poeira e sujidades diversas e em algumas vezes em rampados, feitos de madeira ou em alvenaria aproveitando cantos de parede em edificações já existentes”, fala o extensionista.

O Kit Ordenha Prática vem solucionar questões básicas no tocante às Boas Práticas de ordenha devido a: Rapidez na montagem e desmontagem da plataforma; facilidade de higienização da unidade livrando-a de acumulo de sujidades; maior conforto ergonômico ao ordenhador, além de; propiciar meios para evitar a mastite.


 

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA