08 de junho de 2016

Agricultores de Passira incrementam produção para alimentação animal

O trabalho de Assistência Técnica e Extensão Rural, desenvolvido no Sítio Camarada, no município de Passira, promove a produção de sorgo forrageiro, palma forrageira, melancia forrageira e silo saco. A iniciativa é do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), órgão vinculado á Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária.

Segundo o extensionista do IPA, Fabrício Bezerra Pereira, voltados para a nutrição animal, esses alimentos são resistentes, precoces e de fácil conservação nos períodos de estiagem prolongada. “Além disso, apresentam capacidade nutricional para suprir as necessidades do rebanho, baixo custo de produção e boa qualidade, sem utilização de agrotóxicos”, explica o extensionista. 

A agricultora, Diva Regina de Jesus Silva, conta com satisfação as experiências realizadas em sua propriedade. “Mesmo com pouca chuva o desenvolvimento do sorgo foi bom. A palma está em fase de desenvolvimento, porém é resistente a praga e veio para reforçar o alimento dos animais”, destacou ela. A produtora conta que a melancia chegou a pesar oito quilos, com média de três quilos por unidade.  “E foi bem aceita pelos carneiros, porcos e até galinhas”, falou. Diva destaca ainda a facilidade na execução do “silo saco" ,que demanda pouca mão de-obra. 

Esse trabalho foi apresentado ao Ministério de Desenvolvimento Agrário – MDA, para compor o caderno “Boas Práticas de ATER na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária”. As atividades foram realizadas entre maio/2014 até setembro/2015.
 

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA