09 de agosto de 2016

IPA incentiva associativismo em Araçoiaba

O trabalho de mobilização social, desenvolvido pelo Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), no município de Araçoiaba, em especial no Engenho Vinagre, vem contribuindo para a melhor organização dos agricultores de base familiar.

Segundo o extensionista do IPA, Dionizio Melo, as ações incentivam a captação de recursos e de doações de empresas locais, para viabilização de projetos. “Também buscamos a parceria da Prefeitura e a realização e mutirões com a participação dos agricultores e seus familiares”, afirma o técnico.

Um dos resultados positivo é a construção da sede da Associação de Agricultores do Engenho Vinagre, que já  atende em torno de 150 famílias. A sede dispõe de sala para atendimento médico, que acontece às quintas-feiras, cozinha para beneficiamento da produção, com forno e fogão industrial, escritório, com computador e impressora para cadastramento dos sócios.

Além disso, também oferece espaço para divulgação de trabalhos, com folders, e salão para reuniões, em fase de acabamento. “Isso é resultado da realização de reuniões de fortalecimento instrucional e das capacitações sobre associativismo”, ressalta Melo.

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA