12 de agosto de 2016

Seminário de Sementes Crioulas acontece em Garanhuns

O Seminário de Sementes Crioulas, promovido pela Rede Semeam, com apoio do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), acontece nesta quinta-feira (11/08), das 8h às 16h, no auditório da Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG), da UFRPE.

O seminário contou com a participação de 63 pessoas entre elas agricultores de Bancos Comunitários de Sementes do Agreste Meridional e técnicos de entidades de apoio técnico para agricultores familiares e estudantes.

No primeiro momento, foi realizada a mesa redonda “Armazenamento, Conservação e Formação de Bancos Comunitários de Sementes no Agreste Meridional de Pernambuco”, com a participação de Maria de Jesus (Dui) , agricultora e  integrante do Banco Comunitário de Sementes do Sítio Cruz, em Garanhuns, Arley Gomes, do Instituto Raízes/Cáritas Regional- NE 2, e Pedro Balensifer, extensionista do escritório do IPA, em  Garanhuns. A mediação ficou a cargo do professor da UAG, Jeandson Silva Viana.

A apresentação da Unidade Coletiva de Multiplicação de Sementes Crioulas da Rede SEMEAM, na Estação Experimental do IPA, em Brejão, foi realizada, às 13:30,  pelos extensionistas do IPA, Nayra de Oliveira e Ramon Bezerra, dos escritórios do IPA em Bom Conselho e Bonito, respectivamente. 

Em seguida, aconteceu a Roda de Diálogo: Obtenção de Sementes de Hortaliças na propriedade: relatos de experiências de agricultore(a)s. Participaram Marcos Aurélio Santos, do Sítio Cruz, de Garanhuns,

Jucelino Mendes Barbosa, da Comunidade Quilombola do Castainho, em Garanhuns, e a agricultora Maria Lúcia do município de Alagoinha. O debate será mediado por  Euda Araújo (GEMA/IPA).

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA