22 de agosto de 2016

IPA e FAPERO firmam parceria na área de pesquisa

O presidente da Fundação Rondônia de Amparo à Pesquisa, Ciência e Tecnologia - Fapero, Elder Oliveira, realizou visita técnica à Estação Experimental de Itapirema, do Instituto Agronômico de Pernambuco, em Goiana, na quinta-feira (dia 11).

Na localidade, pela manhã, Oliveira conheceu a Biofábrica do IPA, acompanhado do presidente da Facepe, Abraham Sicsu,  pelo diretor Técnico do IPA, Antõnio Raimundo, e pelos pesquisadores do IPA, Geraldo Eugênio, Eline Waked, Manoel Américo e José de Paula Oliveira.

O Governo de Rondônia tem como prioridade a instalação de uma biofábrica para produção de mudas e. Nesse sentido, por meio da Facepe, elegeu o IPA como modelo para conhecimento do potencial e operação deste tipo de estrutura tecnológica.  Isso porque o IPA conta com uma biofábrica em operação há vinte anos.

Além da Biofábrica, foram apresentadas outras atividades desenvolvidas na Estação Experimental de Itapirema, entre as quais um experimento com a cultura do dendê, parte de um projeto em bioenergia, apoiado pela Facepe. À tarde, Oliveira teve a oportunidade de conhecer o Laboratório de Cultura de Tecidos e aos telados, na sede do Instituto. Além disso, Oliveira reuniu-se com o presidente do IPA, Gabriel Maciel, o diretor Técnico Antonio Raimundo.

Também participou  de reunião, visando a construção de uma agenda técnico/científica, entre o IPA e as instituições de Rondônia. Participaram desta discussão os pesquisadores Eline  Waked, Vanildo Cavalcanti, Geraldo Majella, Hidelberto e  Álvaro Eugenio.

 

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA