26 de agosto de 2016

Pesquisa do IPA é destaque no Agrinordeste

Os trabalhos de pesquisa desenvolvidos pelo Instituto Agronômico de Pernambuco, órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, são destaque no 24º Agrinordeste. O evento acontece até esta sexta-feira (26), no Centro de Convenções. Na área de palestras, o presidente do IPA, Gabriel Maciel, mediou a palestra “A renegociação das dívidas rurais no Nordeste”, ministrada por Edvaldo Brito, da Confederação Nacional da Agricultura, na quinta-feira (25/08), às 10h 30. “O evento é uma oportunidade para troca de experiências e disseminação das inovações tecnológicas”, afirma Maciel.

Por sua vez, os pesquisadores do Instituto ficaram encarregados de apresentar quatro, dos 70 painéis que oferecidas no Ciclo de Palestras. Sobre o tema Bovinocultura de Leite, na quarta-feira (24), o pesquisador Sebastião Guido, apresentou o tema “Como aumentar a eficiência reprodutiva das vacas leiteiras”. Em seguida, foi a vez do pesquisador Júlio Oliveira, falar sobre “Inovações tecnológicas para o melhoramento genético de bovinos leiteiros”. Ele tratou da contribuição das tecnologias de transferência de embriões, fertilização in vitro e seleção genômica para o melhoramento genético da bovinocultura leiteira.

Dentro do assunto Fruticultura, a palestra “Produção do abacaxi com cultivares resistentes à fusariose em Pernambuco” foi ministrada pelo pesquisador do IPA, José Severino de Lira Júnior. A apresentação abordou o desenvolvimento de cultivares com resistência genética à fusariose como uma estratégia eficiente, econômica e segura para controle da doença mais destrutiva da cultura do abacaxizeiro no Brasil. Nesta sexta-feira (26), será a vez do pesquisador, Júlio Mesquita, apresentar o tema Hidroponia: desafios tecnológicos.

No estande institucional, o IPA apresentou o trabalho com hidroponia, desenvolvida pelo pesquisador, Júlio Mesquita. O Agrinordeste é uma realização da Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe), com o apoio do Sebrae, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Pernambuco (Senar/PE), Secretaria Estadual de Agricultura e Reforma Agrária e Banco do Nordeste. . A organização estima que cinco mil pessoas participem do evento, durante os três dias.


 

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA