05 de setembro de 2016

Artigo sobre ação do IPA na Associação Municipal Mulher Flor do Campo é destaque na Revista de Extensão Rural da UFSM

A Extensão Rural e a Perspectiva de Gênero na Agricultura Familiar: A Atuação do IPA junto à Associação Municipal Mulher Flor do Campo. Esse é o título do artigo, publicado na Revista Extensão Rural da Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, no volume 23, n.2, abr/jun.2016, em versões: impressa e digital.

O documento foi elaborado pelos extensionistas do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Gerlúcio Moura Bezerra de Sousa e Tito Antonio Ferraz Jota; o assistente social e assessor do Agroamigo: Darlyton Fernandes Lopes da Silva, o doutor em Extensão Rural(UFSM): Filipe Augusto Xavier Lima e a doutoranda em Extensão Rural(UFSM): Letícia Paludo Vargas, Segue, em anexo, o artigo.

O trabalho busca conhecer e descrever ações de assistência técnica e extensão rural voltadas para mulheres, tendo como foco principal a relação entre extensão rural e a perspectiva de gênero na agricultura familiar. Por meio de uma metodologia de base qualitativa, o artigo tem como referência a atuação do escritório municipal do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) junto às agricultoras da Associação Municipal Mulher Flor do Campo, localizada no município de Santa Cruz da Baixa Verde/PE.

Com o levantamento das ações desenvolvidas pelo IPA, especificamente no período compreendido entre os anos de 2008 e 2014, foi possível elencar alguns resultados significativos alcançados, como a inclusão de suas famílias em programas governamentais, o incentivo às atividades não agrícolas e a qualificação técnica do grupo. Em consequência, essas ações possibilitaram, além de mudanças no contexto socioeconômico e produtivo das agricultoras, o resgate da autoestima e da cidadania dessas mulheres.


 

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA