07 de outubro de 2016

Cultura do Abacaxi é tema de reunião em Xexéu

A Gerência Regional de Palmares, do Instituto Agronômico de Pernambuco, começa a realizar debates temáticos e itinerantes, mensalmente. No primeiro encontro, realizado na quinta-feira (6), no município de Xexéu, na Mata Sul, foi debatida a cultura do abacaxi, com a participação do pesquisador do IPA, Severino de Lira Junior, dos extensionistas dos municípios da Mata Sul e de agricultores de Xexéu.

“Essa metodologia é um meio viável para construir soluções sustentáveis de desenvolvimento para a agricultura familiar pernambucana”, ressalta o presidente do IPA, Gabriel Maciel. Segundo o gerente da Gere Palmares, Lauro Teles, o objetivo é integrar extensionistas e pesquisadores, do IPA, promovendo discussão sobre as principais atividades produtivas da região, com a participação dos agricultores.

Na reunião, os extensionistas discutem questões administrativas do trabalho de extensão e aproveitam para conhecer os trabalhos desenvolvidos pelo Extensionista no município, realizando algumas visitas aos produtores assistidos pelo IPA, órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária.

“Dessa forma, conseguimos nivelar a atualizar as informações entre os diversos atores, bem como de integra-los na construção de estratégias participativas de desenvolvimento sustentável para as principais atividades produtivas da Zona da Mata, que passa por um processo de diversificação em detrimento do declínio da cultura canavieira na região”, destaca o Gerente do Departamento de Assistência Técnica (DEAT), Maviael Fonsêca.

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA