25 de outubro de 2016

Médicos veterinários participam de curso sobre produção in vitro e transferência de embriões bovinos em Arcoverde

O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA),vinculado à Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA), capacita seis médicos veterinários, que atuam como extensionistas rurais em diversos municípios, em produção in vitro e transferência de embriões bovinos. O curso acontece na Estação Experimental de Arcoverde, desta terça-feira (25/10) até a sexta-feira (28/10).

Eles atenderão pecuaristas de leite da Agricultura Familiar, das principais bacias leiteiras do estado de Pernambuco, localizadas no Agreste e no Setão.  O objetivo é difundir, entre os produtores, o material genético (sêmen e embriões), produzidas na Central Genética da Estação, a partir do rebanho Girolando e Holandês do IPA. A previsão é de sejam produzidas 500 doses por ano.

“Nesse sentido, começamos a  preparar os profissionais para selecionar os agricultores, avaliar as matrizes produtivas e as condições de infraestrutura das propriedades”, explica o pesquisador do IPA, Sebastião Guido. 

O curso “Produção in vitro e transferência de embriões bovinos” conta quatro módulos, todos com aulas teóricas e práticas. O primeiro módulo, ministrado nesta segunda-feira (25/10), abrange, teoria e prática dos seguintes temas: Anatomia e fisiologia do sistema reprodutivo da fêmea bovina, ministrado pelo  pesquisador do IPA, Antônio Santana. 

O próximo módulo será ministrado entre os dias 07 e 11 de novembro, sobre os temas Seleção e Avaliação Morfológica de Oócitos, Maturação In Vitro, Fertilização In Vitro, Cultivo de embriões, e Avaliação morfológica de embriões. Serão responsáveis os pesquisadores, Pábola Nascimento e Elizabete Teixeira.

O terceiro módulo acontece de 12 a 16 de dezembro, com os temas: Seleção de receptoras e doadoras, Sanidade de receptoras e doadoras, Nutrição de receptoras e doadoras, Sicronização de estro de receptoras e doadoras (protocolos hormonais), Aspiração folicular guiada por ultrassom e Inovulação de embriões (TE). O conteúdo será apresentado por Antônio Santana, André Barbosa, Júlio Oliveira e Sebastião Guido.

O último módulo será ministrado de 19 a 22 de dezembro, com os temas Acondicionamento e transporte de embriões (TE), com aulas práticas, ministrada pelos pesquisadores do IPA< Antônio Santana e Sebastião Guido.

 

 

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA