05 de dezembro de 2016

Holandês do IPA é destaque na Exposição de Animais

O rebanho da raça Holandesa, da Estação Experimental de São Bento do Una, do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), se destacou nos julgamentos da 75ª Exposição Nordestina de Animais (ENAPD), realizada entre os dias 06 e 13 de novembro, no Parque do Cordeiro. Os animais obtiveram uma pontuação da ordem de 1148 pontos e 4º lugar dentre os melhores criadores e de 1148 pontos, além de 4º lugar, entre os melhores expositores.

“A mostra é o único evento da região que realiza um julgamento homologado pela Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa – ABCBRH”, destaca o supervisor do Programa de Pesquisa em Produção Animal/IPA e coordenador do Macroprograma de Apoio a Pecuária de Leite, Sebastião Guido.

Atualmente Pernambuco detém os melhores rebanhos de bovinos da raça Holandesa do Norte/Nordeste “Neste contexto, o IPA cumpre seu papel institucional de fomentar a pecuária de leite através da participação de animais do seu núcleo da referida raça nesta etapa de exposição homologada”, complementa ele.

Na oportunidade, também foi realizada a classificação morfológica linear das vacas em lactação, a qual foi realizada na Estação Experimental de São Bento pelo juiz e superintendente técnico da ABCBRH Dr. Pedro Guimarães Ribas Neto. Na classificação linear são avaliados parâmetros morfológicos correlacionados a capacidade produtiva, bem como são identificados os principais defeitos a serem corrigidos no processo de seleção dos animais do rebanho. Portanto, nesta etapa foi obtida pelo rebanho Holandês do IPA uma pontuação média de 82 pontos B+, ficando assim o rebanho acima da média nacional de classificação morfológica linear para vacas desta raça.

 

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA