21 de fevereiro de 2017

IPA contribuirá para implantação de projeto nos aquíferos do Litoral do Estado

O Instituto de Pesquisa Agronômica de Pernambuco (IPA) participará da implantação de projeto de recuperação de aquíferos no Estado de Pernambuco. A entrada no projeto teve início após realização de reunião com instituições envolvidas, na tarde da última terça-feira (14), na sede do Instituto. A ação é capitaneada pela empresa Alemã, Delphi, que utilizará recursos financiados pelo Programa Horizon 2020, da União Europeia.

A ação, que está em fase de captação de recursos, busca instalar poços nos aquíferos existentes em áreas costeiras do mundo e que estão sendo utilizados em larga escala para abastecimento das populações locais. A tecnologia é baseada na inserção de água acumulada da chuva para dentro dos reservatórios, através de diversos poços cavados em profundidades diferentes.

A medida impede que os aquíferos encham novamente, por água salobra (salgada) localizadas no entorno das “cisternas naturais”. Além de evitar que as águas sofram com contaminação nas superfícies das regiões onde estão localizadas. 

Irão participar do projeto: o IPA; a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa); a Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe); as Universidades Federal (UFPE) e Rural (UFRPE) de Pernambuco; o Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP) e a Agência Pernambucana de Água e Clima (APAC).