21 de março de 2017

Palestra sobre Botulismo em Cachoeirinha

O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), por meio da gerência Regional de Lajedo,  promoveu palestra sobre Botulismo para aproximadamente 800 jovens, filhos e filhas de agricultores, na segunda-feira (13/03), às 13h, na Escola de Referência do Ensino Médio Constantino Braga (Erem),  no município de Cachoeirinha.

“O evento é de grande importância sócio econômica para a localidade,”, destaca o gerente da Gerência Regional de Lajedo, Geová Queiroz. O município é conhecido pela excelência na produção de carne de sol,  queijo coalho e manteiga. Além disso, a economia da cidade é movimentada pelo comércio, destacando-se a feira de gado, realizada semanalmente, às quintas-feiras. Nos primeiros dois meses do ano, a  Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária (ADAGRO) do Estado de Pernambuco registrou casos de botulismo em cidades do Agreste e Sertão.

Botulismo é causado pela bactéria Clostridium Botulinum, que pode ser encontrada no solo e em água não tratada. Essa bactéria produz uma toxina que, mesmo se ingerida em pouquíssimas quantidades, pode causar envenenamento grave.

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA