24 de março de 2017

Começa a execução do Programa de Distribuição de Sementes no Sertão do Pajeú

O governador, Paulo Câmara, autorizou o início da distribuição de mais de 12 toneladas de sementes de milho

  Na primeira rodada do Pernambuco em Ação, realizada ontem (23), em Afogados da Ingazeira, o governador Paulo Câmara iniciou a execução do Programa de Distribuição de Sementes. A região do Sertão do Pajeú vai receber 128.000kg de sementes de milho, beneficiando 12.800 agricultores familiares. O investimento é da ordem de R$ 416 mil.

De acordo com o agricultor familiar, Tadeu Antonio da Silva, 50 anos, seu plantio no Sítio Escada depende dessas sementes. “Além das nossas condições para comprar sementes serem poucas, o Governo do Estado, nos dá uma semente boa, de qualidade mesmo e ainda testada pelo IPA”, destaca e explica que não é fácil ter acesso para comprar material bom. “Se o governo não fornecesse para nós, poderíamos perder dinheiro comprando semente que não germina”, grifou.

Tadeu Antonio vive em uma unidade de base familiar com a esposa e uma filha. “A gente vive do que o campo nos oferece. Plantamos milho, feijão, palma e sorgo. Esses dois últimos são usados como ração para alimentar a criação de bode. Tudo isso só é possível porque temos o acompanhamento do IPA”, enaltece o agricultor.

 

Novos técnicos - Durante o evento, Paulo Câmara ainda autorizou a contratação de 11 profissionais classificados na última seleção simplificada do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). Os convocados, que participaram do processo seletivo homologado pela Secretaria de Administração, vão integrar a Regional do IPA no sertão do Pajeú.

Dos 11 novos extensionistas, sete são técnicos nas áreas agrícola e pecuária, dois são assistentes técnicos em agroecologia e dois são engenheiros agrônomos. De acordo com o presidente do IPA, Gabriel Maciel, os profissionais além de fortalecer o trabalho de extensão rural, “vão possibilitar a ampliação do alcance do Instituto na região”. 

 

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA