11 de abril de 2017

Presidente do IPA participa do Fórum Permanente de Convivência Produtiva com as Secas

O presidente, Gabriel Maciel, diretores e coordenadores dos Macroprogramas Multisetoriais do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) participaram da primeira reunião, em 2017, do Fórum Permanente de Convivência Produtiva com as Secas, no Hotel Golden Tulip, em Boa Viagem, na segunda-feira (10). A iniciativa é promovida pela Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco e do Fórum das Secas.

A iniciativa é uma oportunidade de discutir, junto à classe produtora rural suas demandas, bem como apresentar opções de políticas e tecnologias que levem a soluções permanentes quando da ocorrência de secas.  Nesse sentido, o presidente do IPA destaca os programas estratégicos que vêm sendo desenvolvidos a fim de promover o melhoramento genético e elevar a produção de alimento para o rebanho, a exemplo da palma e do sorgo forrageiros. “O objetivo é atender as demandas do produtor, elevando a qualidade e o quantitativo de produção por vaca, a fim de manter estável a atividade da pecuária leiteira, durante a estiagem prolongada”, destaca Maciel.

Números – Mais de doze milhões de nordestinos sofrem as consequências dessa estiagem prolongada, 1.200 municípios já  decretaram estado de emergência e o rebanho bovino regional foi reduzido em mais de 7 milhões de animais.

Em Pernambuco, são mais de um milhão e duzentas mil pessoas atingidas. Dados do IBGE apontam, ainda, uma redução de mais de 30% da área cultivada e cerca de 50% do Valor Bruto da Produção, se comparado a 2011.

 O Fórum reúne 12 entidades, dentre a comunidade empresarial, acadêmica e entes de governo. São eles: Associação dos Criadores de Pernambuco (ACP), Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP), Associação Nordestina de Agricultura e Pecuária (ANAP), Associação Avícola de Pernambuco (Avipe), Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Pernambuco (Facep), Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomercio/PE), Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Pernambuco (Sebrae/PE), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/PE), Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Pernambuco (Sindaçúcar) e o Sindicato dos Cultivadores de Cana de Açúcar de Pernambuco (Sindcape)

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA