19 de abril de 2017

Palestra com engenheiros do IPA orienta aquicultores de Xexéu

Na última quarta-feira (12), vinte e cinco aquicultores do engenho Fernando Vieira, no município de Xexéu, receberam palestra com engenheiros de pesca, Gilvan Lira, João Paulo e Pedro Rocha, do Instituto de Agronômico de Pernambuco (IPA). A ação teve como foco orienta-los para que a produção local possa ser comercializada, gerando renda futura aos produtores.

Durante o evento foi apresentada a atual situação do mercado mundial de aquicultura (cultivo de peixes, crustáceos e moluscos), que até 2030 passará a ser responsável por cerca de 60% da produção de pescado para consumo humano, de acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). Os aquicultores também tiveram a oportunidade de ver uma demonstração de como escolher o local dos viveiros de acordo com o tipo de solo, vazão de água, estrutura elétrica, insumos (ração e alevinos), via de escoamento, legalização para a construção dos viveiros e licenças para a produção, além da necessidade de orientação e acompanhamento técnico. A expectativa do IPA é que até 2020 o estado de Pernambuco passe a produzir cerca de 14 mil toneladas com a produção de peixes, crustáceos e moluscos. 

Caetano Antônio de Oliveira, que produz peixes em seu viveiro há 10 anos, comentou a necessidade da orientação e a expectativa com a melhoria na produção. “Nós precisamos de uma orientação como à recebida hoje. Esperamos que a parceria seja mantida e que nossa produção aumente e possamos melhorar nossa renda.”

Fonte: Núcleo de Comunicação