28 de abril de 2017

Agricultores de Bodocó conhecem novas tecnologia no curso produção e utilização de forragem

O curso sobre Produção e Utilização de Forragem Irrigada- Tecnologia de Produção e Manejo e Melhoramento Genético de Bovino de Leite reuniu agricultores familiares e ligados à  Associação dos Criadores de Animais de Pequeno, Médio e Grande Porte (ACRIA) e Associacao Dos Produtores de Leite do Programa Balde Cheio de Bodocó (ASPROBALDE ), além de técnicos da Secretaria de Agricultura de Bodocó, de  terça-feira (25) a quinta-feira (27).

A iniciativa é do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), por meio da Gerência Regional  de Araripina, em parceria com a Secretaria de Agricultura do Município.

A temática Sorgo Forrageiro - Tecnologia de Produção e Manejo e Utilização foi ministrada pelo instrutor e extensionista do IPA,  Jorge Tavares,  que também acompanhou a aula prática de campo. A pesquisadora, Maria daConceição , ministrou a parte de Palma Forrageira-  Variedades, Tratamento, Pragas e Doenças, Colheita e Adubação.

Por sua vez, o pesquisador , Servulo Mercier, ficou encarregado de ministrar a parte de Complementação Hídrica da Palma e Sorgo. O curso foi finalizado com o tema Inseminação Artificial de Bovino de Leite, ministrado pelo extensionista , Paulo Marins.Os instrutores também ministraram as aulas práticas.

"A gente aprende muito com o curso e ainda pudemos tirar dúvidas .Gostei de saber como plantar a palma de maneira correta" , conta Luciano Araújo, do Sítio Cacimba e associado à ACRIA.                     

Para o produtor Inácio Pereira, do Sítio Estaca, aprender a forma correta de plantio de palma e sorgo é muito importante. ”Percebi e vi que do jeito que o curso passou pode render mais", disse ele.  A parte prática do melhoramento genético de bovino de leite será ministrada, uma vez por semana nas propriedades rurais, a grupos de quatro pessoas.

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA