28 de abril de 2017

IPA realiza “Dia Especial do Peixe” em Água Preta

O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), por meio da Gerência Regional Palmares e do Departamento de Educação, realizou, na quarta-feira (26), Dia Especial do Peixe, no Engenho Canoa Rachada, no município de Água Preta. O evento contou com apoio da Prefeitura municipal, via Secretária de Desenvolvimento Rural.

Participaram 123 agricultores e agricultoras, interessados em produzir ou que já produzem pescado, principalmente tilápia (Oreochromis niloticus). A programação do evento contou com palestras sobre o panorama atual da aquicultura, seleção de áreas para construção de viveiros, estruturas hidráulicas, principais espécies cultivadas, manejo dos cultivos, e a realização de práticas de campo como o monitoramento das variáveis físico-químicas da água, e a biometria dos peixes. As atividades contaram com a presença dos engenheiros de pesca do IPA João Paulo, Gilvan Lira, e Pedro Rocha.

De acordo com o extensionista local, Estevam Tavares, a realização desse tipo de evento propicia aos produtores o conhecimento e o aprimoramento das técnicas de cultivo mais adequadas, além de contribuir para o desenvolvimento sustentável da piscicultura no município. “Para atender a demanda da comunidade já estamos planejando para a próxima etapa um curso de filetagem, visando o beneficiamento e a agregação de valor ao pescado comercializado” conclui Tavares.

Sebastião Miguel da Silva, agricultor que mora no Engenho Cairá, e cedeu a propriedade para a realização das práticas de campo, comentou sobre a importância da assistência técnica e o interesse em aprimorar o manejo do seu cultivo de base familiar. “Com as orientações passadas pelos técnicos do IPA nós temos condições de aprender melhor sobre o cultivo dos peixes, e aumentar a renda com a criação”.

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA