11 de maio de 2017

Aquicultura é tema de palestra em Maraial

Agricultores e agricultoras do município de Maraial, na Zona da Mata Sul, participaram de palestras sobre aquicultura, com enfoque na produção de base familiar. O evento foi realizado por meio da parceria firmada entre o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e a Secretaria Municipal de Agricultura. O objetivo é atender a demanda dos produtores, que já produzem pescado ou tem interesse em produzir, mas necessitam de assistência técnica especializada.

As palestras foram ministradas pelos engenheiros de pesca do IPA, João Paulo Viana e Pedro Rocha, no salão paroquial. Foram abordados diversos aspectos, tais como a seleção de áreas para construção de viveiros, licenciamento ambiental, outorga, principais espécies cultivadas, estruturas hidráulicas, preparação de viveiros, qualidade de água, biometria, arraçoamento, aproveitamento dos efluentes para irrigação, entre outros. O evento contou com a presença de produtores das comunidades de Sítio Cachoeira, Sertãozinho e Riacho de Baixo, estudantes, e técnicos da prefeitura de Maraial.

“A aquicultura de base familiar é uma atividade que deve ser incentivada e trabalhada, pois desponta na região como alternativa para diversificação das culturas, e geração de renda, além de contribuir com a segurança alimentar dos agricultores familiares”, destacou o extensionista do IPA, José Willians.

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA