17 de maio de 2017

IPA promove Dia Especial no município de Itambé

Agricultores familiares do município de Itambé, na zona da Mata Norte de Pernambuco, participaram de um Dia Especial sobre “Galinha Caipira Melhorada”. A ação teve como objetivo disseminar a criação de animais de melhor qualidade e melhoria da renda das famílias agricultoras de Itambé. O encontro foi promovido pelo Instituto de Agronômico de Pernambuco (IPA) e contou com a presença de cerca de 30 agricultores, extensionistas do IPA de outros municípios, a vice-prefeita Janete Maria Lima Dias, além do coordenador e de extensionistas convidados da EMATER da Paraíba (Unidade de Itabaiana – PB). O Dia Especial foi realizado no Sítio Catarina, de propriedade do agricultor Rivaldo Abel da Silva. O local é assistido pelo extensionista Jânio Guedes e é considerado um dos exemplos exitosos na criação de várias raças de galinhas caipira.

No início da palestra, Guedes apresentou as variedades de galinha caipira (ISA JÁ 57, Caipirão e Rock Barrada) criadas em uma área do Sítio. Foi realizada também uma comparação entres as espécies, que estavam todas com 80 dias de criação. "Comparamos as aves galinhas comuns, com o mesmo tempo de criação. Os animais comuns não atingiram nem metade do peso das melhoradas", destacou o extensionista.

Posteriormente foram repassadas orientações sobre instalações, cuidados na higiene, quantidade de aves por metro quadrado, vacinações, manejo inicial, quantidade de bebedouros e comedouros, tipos de alimentação e mercado consumidor.

Rivaldo Abel da Silva, agricultor já assistido pelo IPA com a criação de galinhas caipira melhoradas, comentou sobre a experiência anterior com a criação das espécies e da busca pela ampliação do plantel de aves na sua propriedade. “Já tinha criado esses animais e acabei me atrapalhando com a venda. Hoje, com a orientação do IPA estou me organizando melhor. Espero aumentar minha produção e venda, aumentando minha renda familiar", relatou Rivaldo.

Fonte: Núcleo de Comunicação