18 de maio de 2017

Leilão de Gado Holandês movimenta São Bento do Una

O Leilão de Gado Holandês do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) ocorrerá na  Estação Experimental de São Bento, no próximo dia 17 de junho, a partir das 9h. Serão ofertados 30 animais, sendo 12 tourinhos e 18 fêmeas (Novilhas e Vacas), todos descendentes de touros com excelente prova zootécnica e mérito genético no ranque da raça. A iniciativa integra as ações do Macroprograma de Apoio a Reestruturação da Pecuária de Leite de Pernambuco.

O objetivo é disponibilizar, aos produtores de leite, animais selecionados da raça Holandesa, a preços acessíveis, destinados a recria e reprodução. “O objetivo é disponibilizar genética de excelência para os produtores de leite do estado de Pernambuco a preço acessível, promovendo o melhoramento do rebanho, ao mesmo tempo em que eleva a produtividade e competitividade do setor”, explica o pesquisador do IPA, Sebastião Guido.

Segundo ele, são ações como esta que fazem Pernambuco apresentar uma produtividade de 1.694 litros de leite por vaca, sendo superior a produtividade nacional,  de 1.492 litros, e o dobro da produtividade da região Nordeste, que é de apenas 776 litros. Mais informações: Sebastião Guido (9488.7218/sebastiao.guido@ipa.br)  e Leonardo Alencar  (9488.7218/leonardo.alencar@ipa.br).

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA