26 de maio de 2017

Caprishow movimenta economia de Dormentes

Tradicional festa do município de Dormentes, a 12ª Edição da Caprishow foi realizada entre os dias 18 e 20 de maio, no Pátio Cultural de Eventos da cidade, onde está localizada a feira de ovinos e caprinos. O secretário de Agricultura e Reforma Agrária do Estado, Nilton Mota, e o presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Gabriel Maciel, prestigiaram o evento, que atrai compradores e criadores de várias localidades, inclusive outros estados. Iniciativa do prefeito Geomarco Coelho, a Caprishow é sucesso de público e de negócios desde a primeira edição, movimentando a economia da região.

O IPA apresentou os programas e ações que desenvolve em um estande institucional. O evento contou com a presença de 400 criadores e 1.251 animais, sendo 403 caprinos e 848 ovinos. As rodadas de negócios ultrapassaram o valor de R$ 4 milhões.

Em sua passagem por Dormentes, o secretário esteve no terreno onde está sendo analisada a possibilidade de instalação de um abatedouro de ovinos. “Estamos verificando a viabilidade de atender o pleito da gestão municipal da melhor maneira possível, através de parcerias a serem firmadas entre os governos estadual e municipal, além de entidades, buscando os recursos necessários à execução do projeto”, considerou Nilton Mota.

Berganês - Durante a Caprishow, também foi realizado o II Encontro de Criadores de Berganês. Dormentes é onde está localizado o maior rebanho de ovinos dessa raça em Pernambuco, sendo considerada a melhor genética do País. Atualmente, está em fase de registro pelo Ministério da Agricultura, com apoio da SARA, por meio do IPA, responsável por prestar assistência técnica para os criadores do município.

 

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA