01 de junho de 2017

Feira de Artesanato da Agricultura Familiar movimenta o Pajeú

O Instituto Agronômico de Pernambuco, por meio da Gerência Regional de Afogados da Ingazeira, em parceria com a Prefeitura Municipal realizam a 3ª Feira de Artesanato da Agricultura Familiar do Pajeú, na quinta-feira (01/06), a partir das 17h, na Praça Monsenhor Alfredo Arruda.

O evento visa fortalecer as iniciativas locais e regionais de grupos de agricultores e agricultoras para geração de renda da agricultura familiar, através da exposição de seus produtos e comercialização do artesanato. A feira contará com a participação de agricultoras e agricultores familiares, incluindo representações de povos indígenas, comunidades quilombolas e mulheres que participam do Programa Mãe Coruja, das regionais de Caruaru, Garanhuns, Lajedo, Salgueiro, Serra Talhada e Surubim.

Na feira serão comercializados diversos tipos de artesanatos produzidos pelos agricultores e agricultoras familiares, usando técnicas como bordado, crochê, retalhos, feltro, renascença, cipó, madeira, produtos recicláveis, barro, cabaça, dentre outros. Terão 30 barracas.

Também haverá barracas de comidas típicas e atrações culturais, como grupo de teatro e dança (Afogados) e Orquestra Sinfônica (Carnaíba), além de voz e violão.

Esta ação é o resultado do trabalho de Assistência Técnica e Extensão Rural realizado pelos extensionistas da Extensão Rural de Pernambuco, nas atividades não agrícolas.

Para a extensionista da Regional de Afogados da Ingazeira, Neide Custódio, o evento tem como objetivo proporcionar a troca de experiências entre os grupos, fomentar o empreendedorismo feminino e fortalecer o empoderamento das mulheres. Este ano, a feira foi ampliada com a participação de 5 novas Gerências Regionais, além da Regional de Serra Talhada e Afogados.

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA