01 de junho de 2017

Caravana Agroecológica e Cultural movimenta Agreste

A "Caravana Agroecológica e Cultural do Agreste de Pernambuco” começa nesta quinta-feira (01) e segue até o sábado (03). Com o lema "Semeando a Vida no Agreste Pernambucano através da Agroecologia", o movimento sairá de Garanhuns, passando pelos municípios de Caetés, Pedra, Angelim, Águas Belas, Pesqueira, Bonito e Cumaru.

As rotas da Caravana inclui visitas as experiências apoiadas pelo IPA e as instituições parceiras, como o Bancos de Sementes (Angelim/Canhotinho) e o Mercado da Vida / Feira Agroecológica (Bonito).A Caravana está sendo construída de forma coletiva pelo Grupo de Estudo, Sistematização e Metodologia em Agroecologia do Instituto Agronômico de Pernambuco  (GEMA), SARA/IPA, Renda,  Núcleo AgroFamiliar, UFRPE, UFPE, UAG,  NEPPAG, Instituto Raízes, Rede SEMEAM, CPT, MST, Cáritas, Fetape, IFPE, SERTA e Coletivo Aimirim.


O foco é a observação das vivências das diferentes experiências e identidades agroecológicas nessa região. O objetivo é evidenciar os sujeitos e organizações que constroem a agroecologia, como também pontuar os avanços, as conquistas e os desafios frente dessa temática no território.

A Caravana pretende ainda possibilitar o diálogo de saberes com diferentes sujeitos e instituições a fim de debater a realidade da agricultura familiar e da agroecologia na região; fomentar as pesquisas, os movimentos e as práticas da agroecologia, visibilizando experiências e fortalecendo as redes constituídas; vivenciar a agroecologia no Agreste, concebendo a caravana como instrumento de visibilidade dessas experiências, indicando os avanços, as conquistas e os desafios nos territórios; comunicar anúncios da Agroecologia na região rumo ao Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA), a fim de subsidiar políticas públicas na perspectiva da sustentabilidade; formar uma Rede de Agroecologia no Agreste e organizar a médio e logo prazo cursos e oficinas para trabalho de formação nessa perspectiva.

 

 

 

 

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA