20 de junho de 2017

Servidores do IPA assistem workshop sobre patentes

Pesquisadores e extensionistas do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) participaram na última terça-feira (13), do workshop “Busca e Redação de Patente.” A palestra foi ministrada por Flávio Aureliano da Costa, pesquisador do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), na sala de reuniões do IPA.

A ação faz parte de um ciclo de palestra promovida pelo Instituto e busca aprimorar o conhecimento dos extensionistas e pesquisadores. O gerente do Departamento de Pesquisa, Geraldo Majella, comentou que é preciso ter conhecimento para que os produtos das pesquisas revertam em ganhos para a instituição. “O IPA é uma instituição de pesquisa e inovação, sendo necessário registrar nossos produtos, como uma forma de converter os investimentos realizados nos produtos. É preciso licenciá-los e aferir os ganhos ou royalties provenientes desses produtos para que possamos reinvestir nesses ou outros novos produtos.”

No encontro foram trabalhados os seguintes temas: preenchimento de documentos necessários à formulação de pedidos de patentes; classificação de pedidos de patentes na área tecnológica a que pertencem; e busca de documentos utilizando as bases de patentes. As bases dos documentos trabalhando foram disponibilizadas por email para todos os servidores do instituto, de forma gratuita.

Fonte: Núcleo de Comunicação