22 de junho de 2017

Alunos do Codai visitam Estação de Itapirema

Alunos do 2° período do curso técnico em agropecuária, do colégio Dom Agostinho IKAS (CODAI – UFRPE), visitaram a Estação Experimental Itapirema, do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), na quarta-feira (14). Participaram 30 estudantes que, coordenados pela professora de Aricultura Especial, Ceres Almeida, conheceram as principais pesquisas em andamento.

Os alunos foram orientados pelo supervisor de pesquisa, Manoel Américo, que demonstrou o processo de extração do látex da seringueira e a utilização da borracha natural no nosso dia a dia, presente em calçados, luvas cirúrgicas, tubos, preservativos, pneus de avião e etc. Na sementeira, os alunos conheceram a produção convencional de mudas com ênfase na propagação por enxertia e sua importância na fruticultura.

Durante a visita, eles visitaram também o plantio de inhame, dendê, café conilon, eucalipto,  mogno,  coleção de macaxeira e mandioca. Ao final, os alunos conheceram a Biofábrica, onde o auxiliar de pesquisa, Leandro Gomes explanou as técnicas necessárias para o cultivo  in vitrus e sua importância na produção de mudas livre de pragas e doenças para agricultura.

Fonte: Núcelo de Comunicação do IPA