21 de julho de 2017

Seminário Diálogo de Conhecimento sobre Agroecologia é realizado na UFRPE

O seminário “Diálogo de Saberes sobre Agroecologia - Conhecimentos Tradicionais e Acadêmicos na Construção da Agroecologia" vai lançar importantes publicações, geradas a partir do "II Seminário Internacional de Agroecologia”, “III Seminário de Agroecologia de Pernambuco” e “II Jornada dos Povos de Pernambuco”. O encontro acontece na terça-feira (25/07), às 13h 30, no salão Nobre da UFRPE.
 
O objetivo é dar continuidade aos processos de interação, participação e construção do conhecimento agroecológico com representantes da academia, povos e comunidades tradicionais, além e movimentos sociais de Pernambuco. 
O evento é realizado, com participação do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), pelo NAC – Núcleo de Agroecologia e Campesinato do Departamento do Departamento de Educação da UFRPE. 
 
A abertura contará com apresentação cultural do Povo Xukuru,  Povo de Terreiros e Ciganos. Em seguida será formada a mesa para saudações dos participantes. Na ocasião, o presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Gabriel Maciel, fala sobre as ações desenvolvidas pelo GEMA (Grupo de Estudos, Sistematização e Metodologia em Agroecologia do IPA) para fortalecimento da Agroecologia.
 
Também haverá exibição do vídeo e apresentação das publicações. Em seguida, com a participação da assistente da Diretoria de Extensão Rural do IPA, Silvana Lemos,  representantes de Povos e Comunidades Tradicionais, Movimentos Sociais e da Academia, o primeiro painel tratará sobre os Diálogos de Saberes sobre Agroecologia. A ideia é fazer considerações acerca da construção da Agroecologia em Pernambuco e a relevância para os povos da terra, florestas, águas, comunidades tradicionais, movimentos sociais e universidade. Logo após, serão homenageados (in-memorian) Jones Severino  e Fátima Massena, pelo legado deixado em prol da Agroecologia.

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA