28 de julho de 2017

Povos e comunidades tradicionais discutem Agroecologia

Com a participação de mais de 150 pessoas foi realizado na terça-feira (25), o encontro "Diálogo de Saberes sobre Agroecologia - Conhecimentos Tradicionais e Acadêmicos na Construção da Agroecologia".

O objetivo foi dar continuidade aos processos de interação, participação e construção do conhecimento agroecológico com representantes da academia e instituições  públicas , povos e comunidades tradicionais, além e movimentos sociais de Pernambuco.

O evento foi realizado, com participação do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), pelo NAC – Núcleo de Agroecologia e Campesinato do Departamento de Educação da UFRPE. Na ocasião, o assessor da presidência do  Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Álvaro França, falou da importância do evento para discutir os avanços e desafios da agroecologia , além de reafirmar o compromisso do IPA com a temática, através do GEMA (Grupo de Estudos, Sistematização e Metodologia em Agroecologia do IPA).

Os povos ciganos e de terreiro, solicitaram apoio para que sejam incluídos nos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural. Foram publicados vários materiais, dentre eles  o livro  "Agroecologia e Diálogo de Conhecimentos: Olhares de Povos e Comunidades Tradicionais, Movimentos Sociais e Academia ", que traz um artigo intitulado "Agroecologia e Multifuncionalidade do IPA para a Agricultura em Pernambuco" escrito pela pesquisadora Eliane de Carvalho Noya e pelos extensionistas Maria Emília de Barros e Silva e Josimar Gurgel Fernandes. Os materiais podem ser adquiridos no NAC/UFRPE.                       

 

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA