14 de agosto de 2017

IPA recebe produtores de cebola em Dia de Campo

Agricultores familiares, produtores de sementes, extensionistas e pesquisadores do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) participaram de um Dia de Campo Especial sobre cebola, na Estação Experimental de Belém do São Francisco, sertão de Estado.

Durante o evento foram apresentados padrões de manejo na produção de sementes, com foco no aumento da produtividade e na qualidade dos produtos ofertados pelos agricultores atendidos pelo IPA.

O Presidente do IPA, Gabriel Maciel, comentou que o IPA possui reconhecimento nas pesquisas com cebola e que dará um novo passo no melhoramento da espécie. “Já somos reconhecidos pelo melhoramento da cebola na nossa estação. E hoje, estamos partindo para a produção de híbridos em parceria com a Hortivale, produto que terá maior resistência a pragas e gerará mais renda aos produtores”, reforçou Maciel.

Jonas Candeia pesquisador de cebola do IPA, falou que o Instituto tem cumprido seu papel com a sociedade pernambucana. “Como empresa pública temos obrigação de gerar, importar e adaptar tecnologia que irá beneficiar os agricultores familiares e produtores de sementes do Estado”, ressaltou o pesquisador.

José Afonso, produtor de sementes de cebola da cidade de Petrolândia, destacou que a planta híbrida já é realidade na agricultura do país. “O Híbrido veio para ficar e precisamos nos qualificar para a agricultura do futuro. Sou parceiro do IPA há mais de 20 anos e fico feliz com a entrada do Instituto na produção de híbridos. Com isso vamos manter a qualidade na produção de sementes e por tabela uma alta produtividade da leguminosa", comemorou.

Fonte: Núcleo de Comunicação