25 de agosto de 2017

Capacitação em Diagnóstico de Artrite Encefalite Caprina na Estação de Sertânia

Diagnóstico de Artrite Encefalite Caprina – CAE. Esse foi o tema da capacitação realizada na Estação Experimental de Sertânia, de terça-feira (22) até a quinta-feira (24), na Estação Experimental de Sertânia, do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). O curso foi ministrado pelo médico veterinário do Laboratório de Viroses do Departamento de Medicina Veterinária - DMV da UFRPE, Sérgio Alves, sob a coordenação do professor, Roberto Soares de Castro.

Participaram os médicos veterinários, da Comissão de Sanidade Animal do IPA, Júlio César Araújo e Carlos André Barbosa. Com a capacitação, será implantado no laboratório da estação a prestação do serviço de diagnóstico para CAE. Bem como, será possível a implantação de uma linha de pesquisa nessa área, fortalecendo assim as ações de pesquisa e desenvolvimento (P&D) do IPA para caprinovinocultura em Pernambuco. A iniciativa apresenta custo de implantação relativamente baixo e contou com o apoio da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento do IPA.

"A artrite encefalite caprina (CAE) é uma enfermidade infectocontagiosa de caráter incurável, produzida por um vírus da família Retroviridae subfamília Lentevirinae, explica o supervisor do Programa de Pesquisa em Produção Animal do IPA, Sebastião Guido. Ainda segundo ele, ocasiona perda de produção, lesões articulares, mamárias e pulmonares, além da forma nervosa que ocasiona mortalidade de animais jovens na espécie caprina. Morfologicamente o vírus é semelhante ao Maedi Visna que acomete a espécie ovina. Sendo, portanto, de extrema importância seu diagnóstico e controle nos rebanhos, principalmente, de caprinos leiteiros.

 

 

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA