25 de agosto de 2017

Oficina de aproveitamento integral de alimentos é ministrada em Sairé

A oficina de Aproveitamento Integral de Alimentos X Sustentabilidade foi ministrada, na  terça-feira (22), para os participantes do projeto “Eu cuido, vc cuida e a natureza agradece”, realizado pela Escola Municipal São Miguel, em Sairé. A apresentação foi realizada pelas extensionistas do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Andry Lúcia Barbosa e Márcia Paz, dos escritórios de Pombos e Escada, respectivamente. A iniciativa contou com apoio dos escritórios do Instituto em Pombos e Sairé.

Participaram filhos e filhas de agricultores, que são estudantes do 9°ano da Escola.  No evento, foi discutida a importância da agricultura e da produção de alimentos saudáveis, higiene na manipulação de alimentos, cores na alimentação e prática com receitas saborosas utilizando o alimento em sua totalidade (raízes, folhas, cascas e talos), como assado de casa de chuchu, bolo com cascas de banana, bolo com a casca do abacaxi, bolinhos com casca de batata e de folhas do pé de jerimum.

“Aproveitamento integral de alimentos contribui para a redução do lixo, redução de custos, estímulo ao consumo de alimentos regionais além do enriquecimento nutricional”, destaca Andry. Os alunos aprovaram a participação no curso. “Nunca imaginei que alimentos que jogamos fora  poderiam ser tão saborosos aproveitados de diversas formas”, falou a aluna , Luana.

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA