04 de setembro de 2017

IPA promove II Ciclo de Palestras com Palestras de Servidores

Na manhã da última sexta-feira (1), pesquisadores e extensionistas do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) participaram do II Ciclo de Palestras. Nesta edição, o foco é promover e propagar trabalhos acadêmicos de extensionistas e pesquisadores do próprio Instituto.

O diretor de pesquisa e desenvolvimento do IPA, Antônio Raimundo de Souza, salientou a relevância das apresentações dos trabalhos dos servidores do Instituto. “É importante disseminar os trabalhos realizados por nossos pesquisadores e extensionistas. Assim todos terão ciência de uma infinidade de temas que certamente iram nos auxiliar no dia-a-dia do campo”, disse Antônio.

Com a temática “Utilização de biorreatores de imersão temporária na micropropagação de batata-doce”, o pesquisador e servidor do IPA, Manoel Urbano Ferreira, apresentou sua palestra para os demais colegas do instituto. “O intercâmbio de germoplasma entre países é importantíssimo e podemos através da micropropagação diminuir o custo. Já que como exemplo: transportamos 10 a 12 mudas de coqueiro em uma simples seringa, antes esse transporte seria em no mínimo dois sacos grandes. Gerando um custo de transporte alto, além de grande burocracia de translado”, comentou Manoel.

Na próxima segunda-feira (4), ocorrerá a quarta palestra do ciclo e contará coma presença do Doutor Ricardo Mata-Gongalez, professor do departamento de manejo e de ecossistema e pastagem nativa da Oregon State University. A palestra que tem como tema: “Oportunidade de colaboração científica na área de produção vegetal e animal com a Oregon State University”, será aberta ao público externo, acontecendo no auditório do IPA, no bairro de San Martin, a partir das 14h.

Já foram realizados dois eventos, o primeiro do ciclo com a temática: Aplicabilidade do modelo SWAT (Soil and water Assessment Tool) na simulação da produção de sedimentos na bacia hidrográfica do São Francisco, do pesquisador Josimar Gurgel Fernandes. O segundo foi sobre  “Intoxicação por Palicourea aeneofusca em bovinos no Agreste de Pernambuco e indução de aversão alimentar condicionada”, do extensionista Luiz Bezerra de Brito.

 

Fonte: Núcleo de Comunicação