01 de setembro de 2017

Curso de beneficiamento de banana em Escada

Na quinta-feira (31) , 23 agricultoras e 02 agricultores familiares  das localidades de Boa Vista, Criméia, Pirauíra e Irmandade no município de Escada, iniciaram o curso de beneficiamento da banana. A capacitação foi realizada na Primeira Igreja Batista, de Escada, que já mantém parceria com o IPA Escada e agricultores, cedendo o espaço para realização da Feira da Agricultura Familiar.  

Segundo o Extensionista  do IPA, Jackson Reis, o curso atende a uma demanda das agricultoras e agricultores  que têm uma grande produção de banana e, até então, só comercializam a fruta in natura. “A ideia é agregar valor ao produto”, destacou Reis.  Para a extensionista local, Márcia Paz, o objetivo é que aprendam a produzir e cheguem a comercializar outros produtos a partir da matéria prima em abundância no município. “Como há muitas possibilidades de utilização da banana, tivemos que dividir por módulos para que o grupo aprenda o máximo de possibilidades e também comecem, assim podem criar, testar, voltar, tirar dúvidas e produzirem e comercializarem com maior segurança”, explicou ela.

No primeiro modo módulo foram trabalhados a produção dos seguintes produtos: nego bom, Doce de casca de banana, banana, chips, bolo de banana com e sem calda e  bolo da casca da banana. “foi muito bom esse curso, pois eu não tinha idéia de tantas coisas que era possível  fazer com a banana”, conta a jovem agricultora, Aldenita Oriel. Agora, ela já planeja, em conjunto com a amiga Ana Claudia, também agricultora e  participante do curso, produzir e comercializar, parte do que foi aprendido, na Festa de Nossa Senhora de Aparecida, em sua localidade.

Esta atividade faz parte das ações de fortalecimento do espaço de comercialização e foi oferecido pela Gerência Mata Sul, do IPA, por meio de parceria com o Grupo Cultural de Palmares – GRUCALP que facilitou o primeiro módulo, estando previsto mais 03 para finalizar o ciclo da parte de beneficiamento da banana. Desde julho o grupo tem participado de reuniões sistemáticas que tratam do planejamento, organização e comercialização da feira da Agricultura familiar, realizada todas as quartas-feiras das 05hàs 11h.

 

 

 

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA