21 de setembro de 2017

Curso sobre Uso de Plantas Medicinais no Tratamento e Prevenção das Doenças em Santa Terezinha

Nesta terça-feira (19) e quarta-feira (20), 20 mulheres, beneficiadas pelo Programa Mãe Coruja, no  município de Santa Terezinha, no Sertão do Pajeú, participaram do curso “Uso de Plantas Medicinais no Tratamento e Prevenção das Doenças Primárias”. A capacitação foi ministrada pela extensionista, Aleide Gode, do Escritório Local de Tabira, do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), que promoveu a ação em conjunto com o Programa Mãe Coruja  e Prefeitura de Santa Terezinha.

O  objetivo geral foi despertar para o uso das plantas medicinais no tratamento e prevenção das doenças primárias, conscientizando sobre o uso correto e manipulação, resgatando o conhecimento popular de antigas tradições.  “ `e importante incentivar o cultivo das plantas medicinais, aromáticas e condimentares  como agregação de valor e suporte para a renda familiar”, destacou a extensionista e articuladora estadual do programa no IPA, Flávia Guimarães. Segundo ela, está programada a realização de mais quatro cursos sobre essa temática.

Os temas da parte teórica foram: Identificação das plantas medicinais; Indicação, formas, uso e manipulação das plantas medicinais; Critérios para utilização ;  Plantas medicinais contra indicadas na gestação e lactação; Boas práticas de manipulação das plantas medicinais. Na prática foram trabalhados fabricação de xarope, condicionador de babosa, sabonete ,                 farinha de sementes de abóbora , tintura de aroeira, inalador artesanal,  chás e extração artesanal de cravo e canela ou óleo essencial artesanal de cravo e canela.                        

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA