27 de setembro de 2017

Curso sobre plantas medicinais reúne mulheres do Programa Mãe Coruja

O curso de “Uso de Plantas Medicinais no Tratamento e Prevenção das Doenças Primárias” reúne, nesta quarta-feira (27) e quinta-feira (28), 23 mulheres do Programa Mãe Coruja, em Serra Talhada.

A capacitação é ministrada pela extensionista, Aleide Gode, do Escritório Local de Tabira, do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), que promove a capacitação, com apoio da Gerência Regional de Serra Talhada. “A ação visa levar conhecimento sobre as plantas medicinais e condimentares locais para as mulheres utilizar de forma consciente e eficiente no seu dia-a-dia”, destaca Aleide.                       

 “É importante incentivar o cultivo das plantas medicinais, aromáticas e condimentares  como agregação de valor e suporte para a renda familiar”, destacou a extensionista e articuladora estadual do programa no IPA, Flávia Guimarães. Segundo ela, está programada a realização de mais três cursos sobre essa temática.

Os temas da parte teórica foram: Identificação das plantas medicinais; Indicação, formas, uso e manipulação das plantas medicinais; Critérios para utilização ;  Plantas medicinais contra indicadas na gestação e lactação; Boas práticas de manipulação das plantas medicinais. Na prática foram trabalhados fabricação de xarope, condicionador de babosa, sabonete , farinha de sementes de abóbora , tintura de aroeira, inalador artesanal,  chás e extração artesanal de cravo e canela ou óleo essencial artesanal de cravo e canela.                       

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA