04 de outubro de 2017

Primeira turma da Horta Escola do IPA encerra o curso

Participantes da primeira turma da Horta Escola do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) finalizaram o curso para implantação de hortas, na tarde do último dia 26. A ação que faz parte do Programa Horta em Todo Canto, tem como objetivo orientar os alunos, inscritos por entidades públicas e da sociedade civil, sobre técnicas e manejos para implantação de horta em seus locais de trabalho ou instituição.

Gabriel Maciel, presidente do IPA, ressaltou a importância da disseminação da ideia de alimentação saudável. “Espero que essas capacitações possam espalhar a ideia da alimentação saudável e de baixo custo, já que as hortas podem ser feitas com matérias recicláveis”, disse Maciel.

De acordo com Cristina Lemos, pesquisadora do IPA e uma das responsáveis pela Horta Escola, a presença de dois jovens da Funase é importante para o Programa cumprir seu papel social. “O ponto alto do nosso curso foi à participação de dois adolescentes em processo de ressocialização. Eles foram bem entusiasmados durante a formação e isso fez com que o processo de aprendizagem fosse bastante produtivo para ambos aos lados”, destacou.

Os 20 alunos receberam orientações teóricas e práticas durante o mês setembro, tendo uma carga horária de 32 horas/aula. Caso alguma instituição pública e/ou privada tenha interesse de participar é preciso enviar um e-mail para o hortaemtodocanto@gmail.com, com o nome de pelo menos dois representantes da instituição para se inscrever.    

Programa Horta em Todo Canto –  O programa idealizado pela primeira-dama, Ana Luiza Câmara, promove o cultivo de alimentos sem a utilização de agrotóxicos em equipamentos da administração estadual e instituições privadas. Teve a inauguração da primeira horta, localizada no Palácio do Campo das Princesas, em agosto de 2016. O Horta conta com a coordenação da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional de Pernambuco (CIASAN-PE). 

Fonte: Núcleo de Comunicação