20 de outubro de 2017

Capacitação sobre Produção Orgânica de Hortaliças em Tamandaré

O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) realizou, na terça-feira (17) , no município de Tamandaré, capacitação em Produção Orgânica de Hortaliças, que contou com a participação de 15 agricultores e agricultoras. A atividade faz parte do processo de organização de um grupo para fortalecimento e comercialização dos produtos da agricultura familiar do município de Tamandaré.

Inicialmente, serão realizadas quatro capacitações que tratam especificamente da parte produtiva  e ,ao final, serão realizados  mutirões em cada propriedade para apoio e orientação na produção inicial. “ Essa ideia de mutirão foi uma proposta do grupo e acatamos muito bem, pois fortalece o trabalho coletivo, além de ser um importante momento de troca de saberes entre todos/as participantes”, destacou o extensionista do IPA, Djama Lucas.

Desde o inicio das ações, o do Escritório Local do IPA, em Tamandaré, tem contado com importantes parcerias, tais como: Prefeitura Municipal, por meio da  Secretaria de Agricultura e da Associação Padre Enzo, onde estão sendo realizados os encontros de formação, inclusive as práticas, além do apoio da equipe do IPA, em Escada.

O trabalho com esses parceiros está gerando um processo que agrega agricultores e agricultoras com mais e menos experiência, o que é enriquecedor, a exemplo de dona Bete, que já é uma referência no município na produção agroecológica.  “ É exatamente essa mistura que enriquece um grupo, aqui todo mundo é igual e vamos trocando os saberes e seguindo em frente”, falou dona Bete

O agricultor , Geraldo, que começa a produzir alimentos orgânicos, também destacou a iniciativa. “ Trabalhar pensando na saúde, no consumo de alimento saudável vai muito além da produção. É uma mudança de perspectiva de vida e quebra de paradigma”, disse ele. O agricultor relatou que essa mudança se deu após sua filha ser o diagnosticada com um câncer. “Havia grande probabilidade de ter sido proveniente da alimentação. Por isso, tomei essa decisão, que é necessária para viver melhor e com mais saúde”.

Os próximos encontros serão realizados dias 26 e 31 de outubro e 07 de novembro. Paralelo aos encontros, está em curso o debate sobre o funcionamento do espaço de comercialização, a parte logística, a gestão e organização do grupo que pretende iniciar a comercialização coletiva, em dezembro.

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA