20 de outubro de 2017

Agricultores participam de formação sobre pães artesanais

Agricultoras familiares do Engenho São João do Prata, localizado no município de Palmares, Zona da Mata do Estado, participaram do encerramento da oficina de panificação artesanal com extensionistas da Gerência Regional de Caruaru, do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária.

A extensionista do IPA de Caruaru, Andry Lúcia Barbosa, comentou que a formação teve como objetivo a utilização de produtos cultivados nas propriedades familiares. “O foco dessa formação é ensinar os agricultores a produzir um pão com redução de 30% de farinha de trigo na receita. Substituímos a farinha de trigo por diversas farinhas de produtos cultivados nos próprios sítios das famílias, como: macaxeira, inhame, batata doce, cenoura, beterraba e brócolis, produzindo assim um pão mais saudável”, relatou a extensionista.  

Durante o curso, que aconteceu nos meses de setembro e outubro, as 15 participantes aprenderam a produzir além de pães, roscas, pão de caixa e  pizza, além de pastéis e pães integrais. As ações fizeram parte da chamada pública da Ater para Agroecologia do loteamento 38 e teve parceria com o Centro de Estudos e Ação Social Rural (CEAS) e o Centro Sabiá.

Fonte: Núcleo de Comunicação