25 de outubro de 2017

Encontro da Agricultura Familiar em Vitória

O 1º encontro da Agricultura Familiar e Agroecologia, promovido pelo IFPE - Campus Vitória de Santo Antão, aconteceu na segunda-feira  (23) e terça-feira (24), com a participação dos técnicos do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), em Chã Grande, Gilberto Braga e Josinaldo Alves, que acompanharam 10 agricultores das Associações de Macacos , Maquinhos e Palmeiras. A proposta do encontro foi viabilizar a troca de saberes entre os agricultores familiares e agroecológicos.

Os agricultores e as agricultoras foram recebidos no auditório do prédio central com lanche e apresentação cultural da banda Forró Terra Preta, formada por estudantes e servidores do Campus. Os participantes vieram de comunidades rurais dos municípios de Vitória de Santo Antão, Chã Grande, Pombos, Glória do Goitá, Chã de Alegria e Lagoa de Itaenga. Na mesa de abertura, coordenadores(as) de projetos, gestores do Campus, representantes dos estudantes, dos agricultores, de comunidades e secretários municipais de agricultura.

Na primeira atividade da programação, os agricultores e agriculturas familiares participaram de um Carrossel de Saberes. Os participantes foram divididos em quatro grupos e percorreram as quatro estações temáticas, onde tiveram – em cada uma delas – cerca de 30 minutos para aprender, ensinar e discutir sobre “Sementes Crioulas”, “Sistemas Agroflorestais”, “Horticultura Orgânica” e “Produção Agroecológica Integrada Sustentável”. Após o almoço no refeitório do Campus, a programação seguiu das 13h às 16h, com diversos cursos.

Nesta terça-feira (24) foram realizados cursos sobre “Manejo de biodiversidade: Olericultura Orgânica – Manejo Ecológico de Doenças”, “Manejo de Criações de Pequeno e Médio Porte – Avicultura: galinha caipira”, “Manejo Pós-Colheita: Processamento e beneficiamento de produtos de base ecológica” e “Manejo de água e biodiversidade: Sistemas Agroflorestais”. A partir das 15h30, no auditório, acontecerá a socialização dos resultados do projeto de Sementes Crioulas.

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA