31 de outubro de 2017

Palestras abordam tecnologias voltadas para a agricultura

Durante o II Ciclo de Palestras – 2017, os servidores do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) assistiram a duas palestras, na manhã da última sexta-feira (27). O evento aconteceu no auditório do IPA e foi promovido pela Diretoria de Pesquisas e Desenvolvimento (DPD) e tem como foco divulgar os trabalhos realizados por pesquisadores e extensionistas da instituição.

As palestras contaram com a participação de Diogo Francisco Borba, Pós-Doutorado em Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicada à Agricultura pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que apresentou dois aplicativos produzidos para facilitar o trabalho do agricultor.

O primeiro aplicativo, o Igmanejo, auxilia na programação da irrigação da propriedade. O segundo, Igmap, orienta sobre índices de evaporação de água no estado de Pernambuco, déficit e excedente de água. Podendo compartilhar os dados em redes sociais.

Na segunda palestra, os servidores puderam ouvir sobre a temática “Geotecnologias Agrícolas”, com o Pós-Doutorado, Aldo Torres Sales, que detalhou sobre os sensores remotos, equipamentos que auxiliam na adubação e irrigação mais eficiente. Onde o agricultor poderá corrigir e identificar variabilidades no terreno, conseguindo uma melhoraria na qualidade e um aumento da produtividade da área cultivada.

Fonte: Núcleo de Comunicação