09 de novembro de 2017

Curso de Formação de Agentes de ATER é realizado em Carpina

O Curso de Formação de Agentes de ATER é realizado de segunda-feira (06) até a sexta-feira (10), no Centro de Treinamento – Cetreino, em Carpina, com a participação de 120 extensionistas. Essa é a primeira capacitação, realizada dentro das ações do Projeto D. Helder Câmara, realizado por meio da parceria firmada entre o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e Agencia Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (ANATER).

O módulo I, cujo tema é a Nova ATER, inclui o debate dos seguintes temas: Histórico da Ater; Anater, Diretrizes da Anater; ATER Comunitária;  Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável; Comunidades do Conhecimento; Inovação, Rotas de Inovação e Unidade de Referêcia; Políticas Píblicas; Orientações Para uma Pedagogia de Ater; Visão Sistêmica; Público beneficiário do Plano de Trabalho e Etapas do Plano de Trabalho.,

No projeto, serão priorizadas as Regiões de Desenvolvimento que integram os Territórios Produtivos de maior especialidade e com potencialidades estratégicas para o estado de Pernambuco, dentre eles os territórios do feijão, bacia leiteira, caprino e ovinocultura, fruticultura, raízes e tubérculos.

Nesse contexto foram selecionados 58 municípios que integram o semiárido pernambucano (Agreste e Sertão). O objetivo é oferecer uma Assistência Técnica e Extensão Rural continuada e de qualidade para essas localidades, atendendo de forma diferenciada 5.640 famílias de agricultores familiares de forma planejada ao longo de 3 anos, buscando dinamizar a unidade produtiva familiar, melhorando a produtividade e a rentabilidade das atividade agropecuárias desenvolvidas de forma sustentável.

 

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA