10 de novembro de 2017

Palestras gratuitas sobre horta, agroecologia e alimentação saudável movimentam Exposição de Animais

O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) promove ciclo de palestras, gratuitas, durante a 76ª Exposição Nordestina de Animais e Produtos Derivados, que acontece até domingo (12), no Parque de Exposição, no Cordeiro. As capacitações ocorrem no auditório, instalado no estande da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária. As turmas são de no máximo 30 participantes.

Na quarta-feira (8), a programação inclui os temas “Agroecologia e Sementes Crioulas”, ministrada pelo extensionista do IPA, Pedro Balensifer, às 10h. Em seguida, o engenheiro de pesca, Gilvan Lira, fala sobre “Aquicultura com água salobra”, às 11h. A palestra “Palma Forrageira na Alimentação Animal” fica a cargo do técnico do Instituto, Gilberto Oliveira, às 14h. Em seguida, às 15h, Domingos Sávio, do Ceasa, discorre sobre “Ceasa com Donas de Casa”, que também será ministrado na quinta-feira (8), às 14h. Pedro Balensifer, volta com o tema “Agroecologia e Sementes”, às 11h, na quinta-feira (8).

Na sexta-feira (10), o extensionista ,Luiz Gonzaga,  fala sobre “Produção de mel em PE”, às 10h. Horticultura é o tema da palestra da pesquisadora, Cristina Lemos, às 11h. Por sua vez, o representante da ONG Terra e Vida, Amadeu, fala sobre Alimentação Saudável. O encerramento será com a palestra “Bem estar animal no transporte”, ministrada pelo técnico do Iterpe, Alecssandro Rodrigo.

Além disso, no local, pesquisadores e técnicos do IPA prestam esclarecimentos aos visitantes sobre os trabalhos desenvolvidos nas áreas de irrigação, perfuração de poços, produção, aquisição e distribuição de sementes e palma forrageira além de ensilagem e fenação. Também é possível conferir a exposição de sementes e as práticas para o cultivo de hortaliças orgânicas.

A feira da agricultura familiar reúne 32 agricultores, que expõem produtos derivados do queijo e mel, produzidos por agricultores de base familiar, que recebem assistência técnica do IPA.

ANIMAIS – O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) expõe animais dos seus três núcleos de bovinos leiteiros, sendo 15 da raça Holandesa, 12 da raça Girolando e seis da Guzerá. “O objetivo é apresentar  o resultado do trabalho de melhoramento e seleção de bovinos leiteiros adaptados as condições de produção na região semiárido”, explica o pesquisador e coordenador do Macroprograma de Apoio a Pecuária de Leite do IPA, Sebastião Guido. Esses animais também participam do julgamento em pista, com o objetivo de validar o processo de seleção das raças.

Os caprinos e ovinos de alta qualidade genética, que também estão expostos, vêm do Centro de Treinamentos e profissionalização em caprinos e ovinos, Fazenda Cachoeira, instalado na Estação Experimental de Sertânia, do IPA. Estão em exposição seis ovinos da raça Morada Nova e 34 caprinos, distribuídos pelas castas Saanen, Toggen Burg, Alpina, Moxotó e Morada Nova. “A expectativa é grande para os julgamentos, já que os animais ganharam importante prêmios em 2016”, destaca o pesquisador Fernando Lucas.

 

 

.

 

 

 

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA