13 de novembro de 2017

Rio Camutanga recebe mais de 200 mudas

Mais 200 mudas, entre espécies nativas e frutíferas nas margens do Rio, foram plantadas às margens do Rio Camutanga, dando continuidade ao projeto de revitalização da nascente e Mata Ciliar, no dia 08 de outubro.

O projeto de revitalização vem sendo realizado pelo Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, Prefeitura e Câmara de Vereadores Municipal, APNE- Associação de Plantas do Nordeste, Movimentos do Sem Terra (MST), Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).

O projeto inicial contempla 1,5 quilômetros de margem, passando pelos assentamentos Josias Barros e Santo Antônio, que reúnem mais 135 famílias. Já foram replantadas cerca de 1700 mudas de espécies nativas. Com o uso de uma retroescavadeira foram realizados serviços de dragagem, para reverter os efeitos do assoreamento.  Partindo da nascente até a BR 408 o Rio Camutanga tem 11,05 quilômetros de extensão, do campo até a cidade. Os quilômetros restantes deverão ser recuperados nas etapas seguintes do projeto.

 

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA