17 de novembro de 2017

Gado Holandês do IPA é destaque na Exposição de Animais

Gado Holandês do IPA é destaque na Exposição de Animais

 

O rebanho da raça Holandesa, da Estação Experimental de São Bento do Una, do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), se destacou nos julgamentos da 76ª Exposição Nordestina de Animais (ENAPD), realizada entre os dias 5 a 12 de novembro, no Parque do Cordeiro.

 

Pernambuco detém os melhores rebanhos de bovinos da raça Holandesa do Norte/Nordeste. Daí a importância da raça no evento. “A mostra é o único evento da região que realiza um julgamento homologado pela Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa – ABCBRH”, destaca o supervisor do Programa de Pesquisa em Produção Animal/IPA e coordenador do Macroprograma de Apoio a Pecuária de Leite, Sebastião Guido.

 

Nesta etapa, o IPA assumiu o relevante papel de fomentador da pecuária leiteira através da participação de animais do seu núcleo da referida raça, obtendo uma pontuação da ordem de 2960 pontos e 2º lugar ranque de criadores da raça.  “Neste contexto, o IPA cumpre seu papel institucional de fomentar a pecuária de leite através da participação de animais do seu núcleo da referida raça nesta etapa de exposição homologada”, complementa ele.

 

Sendo ainda importante resaltar que o melhor desempenho dos animais do IPA foi à categoria vaca adulta. Fato que respalda o trabalho de seleção do realizado, buscando-se animais adaptados às condições edafoclimáticas da região, principalmente, apresentado as características de longevidade e saúde na produção leiteira. Confira abaixo o quadro de premiação:

Categoria

Premiação

Animal(is)

Conjunto de fêmeas jovens

3º lugar

IPA Luanda Shotlle Muscadet L-16

IPA Jangada Minister Toyota J-26

IPA Irlanda Moscow Carnival I-49

Vaca de 4 anos

3º Lugar

IPA Galena Lauthority G-56

Vaca de 5 anos

Reservada campeã

IPA Etna Shottle E-36

Vaca adulta

Campeã e melhor úbere

IPA Dualidade Bolton D-49

Vaca adulta

Reservada campeã

IPA Delicada Dorne D-31

Vaca adulta

3º lugar e mérito leiteiro (maior produção)

IPA Eclipse Shottle E-30

Conjunto família

3º lugar

IPA Etna Shottle E-36

IPA Luanda Shotlle Muscadet L-16

Conjunto de vacas leiteiras

Reservado campeão

IPA Fagulha Atwood F-37

IPA Etna Shottle E-36

IPA Dualidade Bolton D-49

 

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA