23 de novembro de 2017

Jovens e adultos da Escola São Lourenço visitam Estação de Itapirema

Um grupo de 15 alunos da turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Escola São Lourenço, realizou visita técnica à  Estação Experimental de Itapirema, na quarta-feira (22). Foram acompanhados pela professora, Maria Mendez,  pela  supervisora, Elienaide Bernardo, e pelos coordenadores, Jorge Alves, Manoel Marcilio Barbosa e Gilmário Rodrigues Barborsa, coordenador de Educação de Jovens e Adultos do município.

A orientação ficou a cargo do supervisor de pesquisa da Estação, Manoel Américo, que falou sobre os principais trabalhos desenvolvidos no local. Também demonstrou a extração látex da seringueira e sua importância no dia-a-dia. Ainda apresentou o minhocário, com a produção de húmus e sua importância na utilização na jardinagem e em vaso.

Além disso, os alunos conheceram a prática sobre a produção de muda, com ênfase no processo de enxertia, com demonstração de enxertia feita por Garfagem, Borbulhia e Encostia. O pesquisador faliu ainda sobre a importância desse processo para a fruticultura, pela padronização da produção de frutos e antecipação no início da produção. O grupo viu ainda a produção na biofábrica, por meio do processo de cultivo in vitrus ou cultura de tecido, que é de suma importância para obtenção de mudas livres de doenças e pragas.

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA