04 de dezembro de 2017

IPA participa de intercâmbio de inovações em políticas públicas de desenvolvimento rural

O 2º Intercâmbio de Inovações em Políticas Públicas de Desenvolvimento Rural Vinculadas à Agricultura Familiar foi realizado de 27 de novembro até 1º de dezembro, em Minas Gerais (MG).

Pernambuco está sendo representado pelo Instituto Agronômico de Pernambucano (IPA) que, por sua vez, enviou a extensionista, Andry Lúcia, locada no Escritório Local de Pombos. Ela vem desenvolvendo um importante trabalho na área de segurança alimentar e nutricional, artesanato e geração de renda com um grupo de mulheres agricultoras de Pombos.

“São cinco dias de trabalho em três regiões mineiras, com o objetivo de conhecer as experiências locais de fortalecimento da agricultura familiar, inclusão social e políticas públicas na perspectiva da sustentabilidade do desenvolvimento rural, do combate à pobreza e da realização do direito humano à alimentação”, explica Andry.

Também participam representantes de 14 estados do Brasil, prestadores de serviços de Ater,  e quatro países: Equador, Costa Rica, Colômbia e Moçambique. O resultado das discussões resultará em uma publicação, a ser socializada com todas as entidades participantes.

A iniciativa é do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e o Projeto Insígnia ‘Inclusão na Agricultura e nos Territórios Rurais’, em parceria com a Secretaria Especial de Agricultura familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) e o Programa Semear Internacional, que é financiado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).

 

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA