14 de dezembro de 2017

Energia solar é apresentada para agricultores familiares de Ferreiros

O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), órgão vinculado a Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco (Sara), promoveu o I Workshop Energia Sustentável Para Agricultura Familiar para 30 agricultores familiares, ontem (12), na Câmara Municipal de Ferreiros, região da Zona da Mata Norte do Estado.

A palestra foi ministrada pelo extensionista da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (EMATER-PB), Paulo Emílio, que falou sobre a "Energia Solar Fotovoltaica, uma realidade na Agricultura familiar da PB". Num segundo momento, a palestra foi continuada por Miguel Neto, técnico da I9 Engenharia, que falou sobre o sistema fotovoltaico, além dos benefícios na utilização do sistema.

Segundo Melo, o excedente da energia produzida será disponibilizado na rede podendo chegar a zerar a conta dos agricultores familiares. “Caso você não consuma a energia gerada pelo sistema, o excedente é injetado na rede da concessionária, o medidor bidirecional tem a função de registra o consumo e o que é injetado na rede, e será usado para zerar a conta do agricultor", reforçou o técnico.

Para o extensionista do IPA de Ferreiros, Afrânio Solto, o desafio é auxiliar os agricultores em utilizar as tecnologias disponíveis para aumento da produção. "Com esse auxílio, objetivamos aumentar a produção e buscar novos nichos de mercado”, salientou.

Já Maiara Melo, também extensionistas do escritório de Ferreiros, ressaltou a necessidade de utilização de novas alternativas para a agricultura familiar. “Precisamos agregar valor à produção e ainda, encontrar alternativas novas para o uso da terra, garantindo a durabilidade dos recursos naturais, a melhoria da qualidade de vida e o maior fortalecimento da agricultura familiar", finalizou.

O evento, que foi realizado pelos extensionistas do escritório do IPA da cidade de Ferreiros, contou com a participação da gerente do Banco do Nordeste (BNB) da cidade de Timbaúba, Rosália Cardoso; o vice-prefeito de Ferreiros, Emídio Júnior; e do coordenador regional da EMATER-PB da cidade de Itabaiana, Paulo Emílio. 

 

Fonte: Núcleo de Comunicação